segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Primeira semana no Equador: boa impressão

Hoje completei uma semana de vida Equatoriana, e o saldo até agora não poderia ser melhor. Logo no primeiro dia conheci o resto do time: Jorge, colombiano e diretor de Recursos Humanos e Gabriela, equatoriana e Presidente da AIESEC no Equador completam o time que também tem o Luis, brasileiro e diretor de Intercâmbios; e Stéphanie, francesa e diretora de Relações Externas.

No primeiro dia tivemos uma sessão que alinhou expectativas minhas sobre minha estadia no Equador e, claro, sobre as expectativas deles sobre o meu trabalho. Tudo em espanhol, idioma o qual se torna cada vez mais familiar para mim. Na terça-feira, fui com a Gaby conhecer a Novartis, maior parceira da AIESEC no Equador. Estrutura maravilhosa, e conheci três dos cinco intercambistas que lá trabalham: Viviana e Santiago, ambos colombianos, e o Daniel, mexicano. Tive também uma boa visão da cidade, acabei conhecendo um dos maiores parques aqui e também fomos ao ministério das relações exteriores.

Na quarta-feira, tivemos uma ótima capacitação sobre empreendedorismo com a Crece Ecuador. Nesta sessão, pudemos ter idéia de o porquê do país, apesar de ser um dos que mais empreendem, ser também um dos que tem a pior qualidade de empreendedorismo. Passamos por diversos aspectos da cultura equatoriana até, finalmente, discutir quais são os caminhos certos para se abrir um novo negócio. Na quinta, tive meu primeiro contato com o pessoal do escritório da Pontifícia Universidad Católica del Ecuador (PUCE), no aniversário de uma das membras, Carolina. O aniversário foi muito bom, e a noite acabou comigo, a Stéph e o Luís na Plaza Foch tomando uma cerveja Pilsener.

Sexta-feira foi o dia da noite brasileira aqui na casa. Eu e o Luís preparamos arroz, feijão, linguiça e mandioca frita – além, é claro, das caipirinhas. Vieram o Santiago, a Viviana e o Daniel, além do pessoal que mora na casa. No sábado, o pessoal me levou ao centro histórico de Quito. Que cidade maravilhosa! Por todos os cantos que se olha a paisagem é bonita, graças aos desníveis e arquitetura bem conservada. Conhecemos o palácio do governo, a Ronda (como uma rua gastronômica da cidade), o centro de cultura Equatoriana… tudo muito bonito, mesmo. À noite, nos defrazamos e fomos comemorar o halloween na Plaza Foch. No domingo fiqueiem casa, acompanhando a vitória da minha candidata à presidência! E, por fim, hoje eu e o Luís demos uma volta pela cidade e jogamos um pouco de basquete aqui na quadra de casa. Os dias por aqui tem sido bem tranquilos!

Bom, é claro que tudo isso vem acompanhado de trabalho. No caso dessa semana, ainda não muito. Tive uma agenda de transição com o comitê nacional que passou pela história Equatoriana, cultura de estudantes no país, capacitação sobre a Tata e o programa de intercâmbios que faremos, história da AIESEC no Equador etc. Nesta última, aliás, pude entender um pouco da realidade da organização no país (no qual está presente há 46 anos) e sua atual relevância. Muito bom e muitos bons inputs para trabalhar a divulgação dos programas de intercâmbio. Na sexta-feira comecei a realmente pegar no pesado, trabalhando as peças que vão ser utilizadas na divulgação dos programas de intercâmbio e também na divulgação das eleições para a diretoria nacional, que já acontecem neste mês de dezembro.

Aqui no Equador, o feriado vai até quarta-feira (além do dia de los muertos, também comemora-se a Independência de Cuenca, no dia 3 de novembro). Por isso, só voltamos a trabalhar na quinta-feira, quando eu devo começar a trabalhar efetivamente na Universidad San Francisco, cuidando do recrutamento. Essa semana devo começar a postar com mais frequência, então fique atento ao blog!

Pra quem quiser acompanhar as fotos, estou colocando-as todas no Picasa!

Beijos,

Um comentário:

  1. Líder, boa sorte no intercâmbio! Escreva mais pq quero continuar te acompanhando. Beijo (:

    ResponderExcluir